Juntas as instituições parceiras realizam diversas ações sociais na cidade de São Bernardo do Campo
Matéria feita em colaboração com Luiza Lima.
A parceria entre o Banco do Brasil Voluntariado e o Lar Mamãe Clory ajuda centenas de crianças de São Bernardo do Campo, oferecendo atividades lúdicas, acompanhamento escolar e o fornecimento de alimentação. No cuidado de idosos e vulneráveis, a instituição fornece cadeira de rodas, muletas e outros aparelhos de cuidado.
Desde 1969, o Lar tem participação ativa na vida da cidade, com um espaço amplo localizado no bairro do Assunção, a ONG atende cerca de 175 crianças nos contraturnos escolares matutino e vespertino, de modo independente, sem a ajuda de instituições particulares ou públicas. Eufrazina Mesquita, assistente social, explica como funciona o trabalho realizado dentro do Mamãe Clory.
“A ONG se mantém com recursos próprios, vindos do nosso bazar. A instituição atua hoje com a assistência social, o nosso serviço é uma política de convivência e fortalecimento de vínculo que é uma das vertentes estratificadas da assistência social”
O trabalho voluntário pode ser realizado diretamente com a diretoria do Lar ou por meio do Banco do Brasil Voluntariado, os ajudantes ficam responsáveis pela triagem de roupas no bazar, na venda de produtos ou no auxílio em outras atividades como cozinha e manutenção, apenas em ocasiões especiais que o voluntariado é realizado com as crianças. A assistente social explica que isso se deve por conta de políticas de segurança que o lar adotou para os estudantes.
Procurada, a assessoria do Banco do Brasil Voluntariado explicou em nota qual é o papel dos voluntários recrutados pelo programa para atuarem nas instituições contempladas pelo banco. “Os voluntários têm a oportunidade de trabalhar ativamente com as instituições cadastradas. Eles buscam entender, por meio de conversas, as necessidades e desafios das organizações. Dessa forma, o Portal de Voluntariado BB possibilita a participação dos seus colaboradores e garante que as ações presentes estejam alinhadas às verdadeiras demandas da comunidade.”
Os eventos e feiras são divulgados ativamente pelo instagram @lardamamaeclory e pelo portal do BB Voluntariado, espaço no qual os moradores do município podem comentar e curtir as publicações realizadas. A página da ONG Lar Mamãe Clory conta com mais de 7 mil seguidores e cerca de 700 publicações.
Kommentarer